Palavra do Grão-Mestre | Aniversário de 81 Anos GOMAR

Meus queridos Irmãos, hoje 12 de setembro, manifestamos o nosso júbilo, pelos 81 anos de fundação do GRANDE ORIENTE DA MAÇONARIA REGULAR.
Os Irmãos da “Velha Guarda”, que acompanharam grande parte da nossa História, sabem muito bem sobre os inúmeros avanços, recuos, tristezas e alegrias vivenciados em nossa Potência Maçônica. Entretanto, a nossa História, em nenhum de seus capítulos, registra episódio de queda ou de derrota. Fiéis ao conceito da valorização da qualidade, sobre a quantidade, os Obreiros de nossa Potência Maçônica, com invejável galhardia, resistiram e continuam resistindo contra a imposição da vontade da minoria, quando essa se contrapõe aos princípios básicos da Democracia.
81 anos são passados, desde que heróicos Obreiros da Sublime Ordem entenderam que, nas terras das Minas Gerais, deveria haver uma Instituição que congregasse as Lojas Maçônicas aqui já existentes, há muito tempo. Também naqueles primeiros anos, que se seguiram ao ano de 1944, muitas dificuldades se apresentaram, mas nenhuma teve o poder de desviar aqueles Maçons de elite, do propósito de se criar um Grande Oriente.
A semente caiu em solo fértil e prosperou.
Hoje, aqui estamos, ainda empunhando a bandeira da Liberdade, da Igualdade e, sobretudo, da Fraternidade.
O meu Tríplice e Fraternal Abraço, a todos os Obreiros do nosso querido GRANDE ORIENTE DA MAÇONARIA REGULAR!
12 setembro de 2025!